quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Abra a sua mente e argumente corretamente



Resultado de imagem para movimentos sociais

O que são movimentos sociais?

Movimentos sociais são lutas por uma causa em comum feitos por um conjunto de pessoas procurando respeito e representação ativa na sociedade. Quem participa desses movimentos quer ser ouvido e entendido, pois as pessoas têm medo do desconhecido, dessa forma sempre atacando de forma negativa os grupos sociais que são determinados como inferiores aos outros. 
Veja abaixo três exemplos de movimentos sociais:

O que é feminismo?

É um movimento social e político que procura ter direitos igualitários entre homens e mulheres e muitas vezes as pessoas confundem feminismo com femismo e/ou com o machismo inverso.

Então, o que é femismo?

Femismo é o contrário do machismo. São pessoas que consideram as mulheres superiores aos homens e isso vai totalmente contra a ideologia feminista, que não quer superioridade de nenhum dos lados.

Qual a importância do feminismo?

As mulheres querem ser reconhecidas na sociedade não apenas como mães ou donas de casa, elas querem ser reconhecidas no mercado de trabalho, ter o mesmo salário de um homem que está no mesmo cargo que elas. Querem andar na rua sem se preocupar em ser assediadas e/ou estupradas por estarem com uma roupa que gostem independente se for curta ou não. Querem ter o direito de escolher como quer viver sua vida e muitas vezes as pessoas acham que o feminismo quer obrigá-las a não ser mães ou a não poder cuidar da casa enquanto o marido sai para trabalhar. É totalmente o contrário, o feminismo luta para que a mulher sinta-se livre para fazer aquilo que quer fazer, sinta-se segura no seu corpo e que não seja estereotipada como frágil e submissa, mas sim como forte e independente.

O que é movimento negro?

É um movimento social que luta contra os preconceitos e discriminações raciais que identificam os negros como inferiores na sociedade. 

Qual o objetivo do movimento negro?

Compensar por todos os anos de escravidão e a falta de inclusão social após esse período; criação de políticas públicas destinadas a maior presença do negro no mercado de trabalho e campos educacionais e efetivar a aplicabilidade das leis que buscam a criminalização do racismo e a plena aceitação e respeito à cultura e herança histórica.

O que é movimento LGBT?

É um movimento que luta pelos direitos homossexuais e, principalmente, contra a homofobia.

Qual o objetivo desse movimento?

Ter proteção as pessoas LGBT de violências físicas ou verbais, conscientização e inclusão social, liberação de direitos civis dos homossexuais, como o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homoafetivos, a criminalização da homofobia e a implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT.

O que todos esses movimentos têm em comum?

Todos querem direitos igualitários, mas acima de tudo querem ser respeitados e aceitos na sociedade. Porém, as pessoas preferem o ódio ao amor, escolhem o preconceito ao invés do respeito simplesmente por não conhecerem realmente os grupos sociais e acharem que por estarem lutando por mais espaço, possam tirar a regra essencial da sociedade: a superioridade sobre as "minorias".











← Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário