terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Somos todas vadias




Resultado de imagem para marcha das vádias

Marcha das vadias

Por que surgiu?

O movimento surgiu no Canadá, quando um policial estava falando sobre a segurança e a prevenção ao crime, em 2011, afirmou que " as mulheres deveriam evitar se vestir como vadias, para não serem vítimas do ataque". Com essa frase ele está afirmando que as vítimas são as culpadas pelas agressões físicas e verbais e pelo estupro que sofreram, simplesmente por andarem com roupas que a sociedade não quer que elas usem. A culpa é sempre da vítima, não é mesmo?


Qual a importância desse movimento?

A Marcha das vadias chegou ao Brasil em 2011, um mês depois da primeira marcha que ocorreu no Canadá. Apesar da polêmica do nome, o movimento ganhou força, pois as mulheres refletiram sobre os usos e o poder da palavra "vadia". Há muito tempo os homens e até mesmo algumas mulheres têm usado a palavra "vadia" para justificar diferentes tipos de agressão. Afirmam que apanhamos porque somos "vadias", que merecemos ser estupradas porque somos "vadias". Que um decote ou uma minissaia nos tornam "vadias". O termo "vadia" oprime nossa sexualidade, pois nos torna um mero objeto de satisfação sexual.

"Mas usar roupas curtas é falta de respeito e amor próprio"

Este é um dos motivos para os movimentos feministas existirem. Queremos ser donas do nosso corpo, não queremos ser limitadas a usar apenas roupas "corretas" que as pessoas acham que devemos usar. Queremos usar qualquer roupa. Queremos sair na rua com um vestido e não sermos alvo de comentários maliciosos. Queremos ser livres.


O lema da marcha é: Se ser livre é ser vadia, então somos todas vadias. E ao gritarmos: Eu sou vadia, e você? reafirmamos que agora "vadia" virou sinônimo da mulher que luta e que não se cala diante da violência. É a nossa força de reação e o nosso poder de mobilização. Nossos polêmicos corpos à mostra escancaram a busca pelo fim da opressão. Chocamos a população? Sim. Esse é o nosso propósito e o grande questionamento que levamos para as ruas é: Por que o termo vadia é mais chocante do que os números da violência contra a mulher?"








← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário