terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Racismo segundo Nei Lopes



Resultado de imagem para nei lopes

Nei Lopes: Racismo em debate

Paulinha e Pedrinho são filhos de pai negro e mãe judia. Fruto da mistura de raças, as duas crianças não conseguem entender por que certas pessoas são, em função de sua cor, tratadas de maneiras diferentes. O pai, Paulão, e a mãe, Lia, tentam explicar aos filhos a origem dessa distorção, chamada "racismo".
É a partir desse diálogo entre pais e filhos que o compositor, cantor e escritor Nei Lopes constrói "O racismo explicado aos meus filhos", seu livro mais recente, em que expõe origens e conceitos para que as crianças compreendam os males sócio-político-culturais que o racismo causa. Apesar do nome, a obra traz informações úteis para muitos adultos. Partindo desde os primórdios da Humanidade até os dias de hoje, viajando do Antigo Egito à sociedade contemporânea, Nei tenta jogar luz sobre algumas questões pertinentes: o Brasil é um país racista? Cotas para negros em universidades podem ajudar a acabar com a injustiça social? Questões cada vez mais em pauta na agenda do país, e que merecem ser discutidas.

Talvez a pergunta mais difícil, no entanto, seja também a mais básica: por que, afinal, existe o racismo? Por que algumas pessoas julgam que diferenças étnicas permitem-lhes discriminar o próximo? Nume entrevista exclusiva para o Viva Favela, Nei tenta responder:

" O racismo existe porque, um dia, alguém achou que havia uma hierarquia dentro dos grandes grupos humanos. Que uns eram melhores e mais desenvolvidos que outros. Houve até quem desenvolvesse teorias científicas sobre isso. Principalmente procurando mostrar que quanto mais fossem brancas, de cabelos lisos e narizes afilados, as pessoas seriam mais aristocráticas e mais inteligentes que as demais. E a partir desse argumento, os 'civilizados' dominaram os 'selvagens', contando-se entre estes principalmente os negros e índios. Mas hoje a ciência sabe que essa hierarquia não existe, do ponto de vista científico, ocorrendo  apenas circnstâncias históricas, sociais e econômicas que determinam o maior ou menor desenvolvimento dos povos. Pessoas menos esclarecidas, entretanto, continuam pensando como os antigos. Essas são as pessoas racistas. E elas estão em todos os lugares. É isso, o racismo tem em todos os lugares!"

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário